Postura correta para evitar problemas futuros

Sentar de forma incorreta durante o trabalho ou nos estudos, não é a única forma de adquirir dores musculares.
A falta de exercícios físicos ou sedentarismo, e também permanecer sentado por longas horas em uma mesma posição também são fatores que podem causar problemas musculares. É o que alerta o ortopedista do Hospital Orthomed Center, Fabiano Canto.
“A má postura é causada por um desequilíbrio da nossa musculatura, que passa a ser ineficaz para manter a coluna vertebral nas suas curvaturas fisiológicas”, explica.
A postura correta é representada pela coluna em equilíbrio harmônico, quando observada de lado na posição ereta.
Ou seja, nenhuma curvatura fisiológica da coluna vertebral se destaca sobre a outra. O médico explica que quando a coluna normal é vista de frente ela é reta, quando é vista de lado ela apresenta curvaturas que podem ser para trás (cifose) ou para frente (lordose).
“Na coluna equilibrada de uma pessoa com boa postura a lordose cervical é compensada pela cifose torácica, que por sua vez é equilibrada pela lordose lombar e pela cifose sacral.
Quando essas curvaturas estão perfeitamente equilibradas a pessoa está com o queixo no centro do corpo e alinhado com a bacia, nem para frente e nem para trás da bacia. Este alinhamento significa uma postura correta”, esclarece o Dr. Fabiano.
Não se preocupar em manter a postura correta pode causar sérios danos à saúde. As principais doenças que se desenvolvem são as dores musculares.
Em casos mais graves podem ocorrer doenças degenerativas do disco intervertebral e da faceta articular, hérnias de disco, contraturas musculares e cifose com consequente dor muscular crônica na região do tórax.