A importância do aquecimento


Por que se aquecer?

Muitas pessoas quando chegam à academia e esquecem de uma etapa muito importante para o seu desenvolvimento muscular, o aquecimento. Além de prejudicar a qualidade do seu treino esse hábito pode lhe render algumas lesões.

Isso acontece porque o corpo tem de se adaptar ao esforço de de sustentar o peso.
Além disso, após o aquecimento você mantém uma respiração mais tranquila e, consequentemente, possui mais oxigênio para fazer os movimentos e produzir a energia necessária para o treino.

O ideal é aquecer por um período de, em média, 10 minutos.
Existem dois modos de realizar essa atividade: o aeróbico e o específico. O primeiro é o mais comum, feito na esteira ou bicicleta. Já o segundo acontece quando você realiza o próprio exercício de forma mais lenta ou faz movimentos com um elástico, aquecendo as articulações.


Aquecimentos e alongamentos são a mesma coisa?

Não, o aquecimento envolve a preparação corporal, aprontando os músculos, tendões e articulações para a prática de exercícios físicos. O aquecimento está diretamente relacionado à diminuição do número de lesões, bem como à melhora do rendimento físico, quando realizado de forma pouco intensa e global.

O alongamento tem uma importância mais localizada na região que é mobilizada. De forma geral, aquecer-se antes da prática de atividades físicas deve ser uma regra e o alongamento deve ser utilizado como auxiliar, nunca substituindo a prática de se aquecer.

Alongamento

O músculo funciona como um elástico, que precisa ser constantemente esticado e comprimido para não estourar quando for solicitado além do normal. O objetivo de alongar é dar a ele maior flexibilidade durante exercícios físicos, possibilitando movimentos harmônicos.

Não continue alongando se sentir dor, a dor é um mecanismo de defesa para evitar que o alongamento cause lesões.

Tipos de alongamento

Estático é o mais tradicional enquanto determinada região fica estendida, o resto do corpo está parado. Recomenda-se permanecer de 30 a 40 segundos na mesma posição.

Dinâmico: Movimentos de vai e vem ajudam a trabalhar diferentes estruturas. Esse tipo e alongamento estimula monitores de tensão do músculo e do tendão a se soltarem.

Passivo: O esportista conta com o auxílio de outra pessoa que controla a intensidade da força aplicada, respeitando posições anatomicamente confortáveis.

Tipos de aquecimento

Ação = calor 
Dez minutos de movimentos leves, simulando a atividade que será feita a seguir, são suficientes para elevar a temperatura do corpo - já que a energia liberada pelos músculos na contração se transforma em calor. Esse é o aquecimento, que além de tudo diminui o atrito entres as fibras musculares.

Efeito dominó
Com o aumento da temperatura o organismo se ajusta para melhorar a circulação sanguínea, a frequência cardíaca aumenta por causa da maior produção de adrenalina pela glândula suprarrenal e os vasos se dilatam. Uma alimentação balanceada e hidratação facilitam esse trabalho em série lista em imagens com alongamentos.


Lista de alongamentos