Não é à toa que o exercício funcional conquistou as mulheres que buscam mais consciência corporal e músculos definidos, mas não volumosos. “Nesse tipo de treinamento, o esforço está ligado ao equilíbrio e à coordenação motora, não depende da carga utilizada”, explica o personal trainer Carlos Klein, de São Paulo.
É justamente por isso que a flexão de quadris proposta aqui é feita com apoio na fit ball. “Ela funciona como um desestabilizador e deve ficar posicionada entre os joelhos e os calcanhares para não escapar”, fala o professor. Os responsáveis pelo movimento são os músculos flexores dos quadris e você também vai trabalhar os ombros, os estabilizadores das costas e muito a força no abdômen.”O segredo é não curvar a coluna”, fala Carlos.
Como fazer
- Em quatro apoios, pernas unidas e estendidas sobre a fit ball e mãos espalmadas no chão, deixando o tronco reto. Mantenha os cotovelos na linha dos ombros, o abdômen contraído e as escápulas unidas.
- Flexione os joelhos, levando-os em direção ao peito, sem deixar a bola escapar. Volte à posição inicial. Faça 10 repetições.